Android desatualizado está com os dias contados

Os dias de Android desatualizado estão contados. A uma semana de apresentar oficialmente o Android O, o Google anunciou hoje um novo ...


Os dias de Android desatualizado estão contados. A uma semana de apresentar oficialmente o Android O, o Google anunciou hoje um novo projeto que deve facilitar a atualização de dispositivos para versões mais recentes do sistema.

A gigante de buscas afirma que um dos principais problemas citados pelas fabricantes ao liberar uma nova versão do Android é que o processo de atualização de dispositivos existentes é algo “caro e demorado”. O projeto, que recebeu o nome de “Treble”, vai facilitar essa tarefa deixá-la mais rápidas e menos onerosas às produtoras de smartphones e tablets.

Esse atraso visto atualmente traz vários problemas. O mais leve é o fato de que usuários não ganham acesso a novos recursos do Android; o mais grave é que eles tem acesso prejudicado a atualizações de segurança, que podem colocar a integridade de suas informações em risco. Basta ver o tamanho do estrago em um ciberataque mundial que aproveitou uma brecha que já havia sido fechada pela Microsoft no Windows; se os PCs estivessem atualizados, isso não teria acontecido.

A demora acontece porque, depois de liberar uma versão do sistema de código aberto, diversas etapas acontecem até que ele chegue ao consumidor. Confira:

  1. A versão de código aberto do sistema é liberada;
  2. As fabricantes de chips usados em dispositivos Android modificam a versão para seu próprio hardware;
  3. As modificações são enviadas às fabricantes de dispositivos Android (smartphones e tablets). A versão é alterada novamente, dessa vez para essas empresas, conforme necessidade.
  4. As produtoras de smartphones trabalham em conjunto com as operadoras para testar e certificar a nova versão;
  5. A versão é disponibilizada ao usuário final.

O que muda?
Com o Project Treble, será eliminada a necessidade de as fabricantes de chips modificarem as versões a cada atualização. A "skin" aplicada pelas empresas ao sistema operacional poderá permanecer a mesma, enquanto o Google consegue atualizar o núcleo do sistema de forma independente e direta.

“As fabricantes de dispositivos podem optar por entregar uma nova versão do Android aos consumidores apenas atualizando a estrutura do sistema operacional sem qualquer trabalho adicional exigido das produtoras de chips”, declara o Google. Isso agiliza demais o processo de distribuição da atualização, eliminando intermediários

A empresa conta que a ideia é separar a implementação por parte do fornecedor do Android OS Framework. Por isso, será necessária uma nova interface de fornecedores, parecida com o CTS, Compatibility Test Suite.

Ainda não há mais detalhes sobre a novidade, que já funciona em dispositivos Pixel, mas o Google deve trazer informações na semana que vem.


*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 626423054041077809

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

PLAY android APK

item