Esta nova função da Play Store promete aumentar o espaço livre no seu smartphone


A maioria dos celulares de baixo custo são vendidos com um espaço de armazenamento pífio de apenas 8 GB. Por incrível que pareça, algumas fabricantes ainda comercializam aparelhos com ridículos 4 GB de memória interna, suficiente apenas para o sistema e os aplicativos padrão. Assim, em pouco tempo o usuário não consegue instalar novos apps por falta de espaço livre. Mas a Google criou uma ferramenta que promete, ao menos, amenizar este problema.

A Play Store só pode ter uma rede de academias muito boa, pois os apps estão ficando cada vez mais "marombados". Não é raro um jogo ultrapassar 1 GB de tamanho. Até mesmo aplicativos “comuns” chegam a 200 ou 300 MB. Nessa pegada, até aparelhos com 16 GB, mais cedo ou mais tarde, ficam sem espaço.

A situação é ainda pior para aqueles celulares que não oferecem a opção de incluir um cartão MicroSD. Mas mesmo que haja o slot, não é todo usuário que está disposto a comprar um cartão de memória apenas para conseguir instalar novos aplicativos. A ferramenta criada pela Google trata-se de um gerenciador de desinstalação, que ajuda o usuário a desinstalar os apps que ele não precisa.


Você sabe como é, né? A gente vai baixando os apps e deixando a maioria deles encostado, ocupando espaço precioso nos chips de memória. Agora, quando você quiser baixar um novo aplicativo, mas não tiver espaço para ele, além de informar sobre a falta de espaço, a Play Store irá mostrar uma janela com uma lista dos apps que você menos usa e que podem abrir espaço para um novo software se removidos do aparelho.

Além disso, você poderá ver quantos megabytes precisa para conseguir instalar o aplicativo em questão. A lista de apps pouco usados também mostra a quantidade de espaço que eles ocupam em seu aparelho. Daí, é só marcar aqueles que você deseja desinstalar e tocar em “Continue”. Todos eles serão desinstalados automaticamente, abrindo espaço para novos apps.


Vale ressaltar que o usuário não tem controle sobre esta ferramenta. Ela só vai aparecer se você não tiver espaço suficiente para a instalação de um novo aplicativo. Para aqueles que possuem 32 GB ou mais, ou que são muito organizados, é provável que nunca vejam esta função em ação.

O update ainda está sendo enviado para os usuários e pode demorar um pouco para chegar até você. Para saber como ter a última versão da loja de aplicativos do Android, acesse nosso artigo com informações sobre a atualização mais recente da Play Store.

Penso que a ideia é bem interessante e entra para a série “Como não haviam pensado nisso antes”. Contudo, a função ainda pode ser melhorada. Já pensou se tivéssemos uma maior integração com outros produtos do Google, como o Drive e o Fotos e, além de mostrar uma lista de apps que podem ser desinstalados, sugerir salvar alguns arquivos na nuvem? O usuário poderia ganhar alguns gigas a mais no celular.

Fonte: AndroidPolice

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 2938732800140750259

Postar um comentário

  1. Tablet e Smartphone - Tudo sobre tecnologia, Android, Apps, Tutoriais, Jogos, Notícias, Novidades, Segurança e muito mais, confira as novidades do Tablets e Smartphones!

    Tablets e Smartphone

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item