O Android pode sentar no banco dos réus

A União Europeia pode estar prestes a travar uma longa batalha judicial contra o Google. Depo...


A União Europeia pode estar prestes a travar uma longa batalha judicial contra o Google. Depois de questionar abusos no sistema de buscas online da empresa, é a hora do Android sentar no banco dos réus. O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos.

As informações são do Financial Times, que cita fontes ligadas a agências reguladoras da UE. De acordo com o jornal, uma acusação contra o Android já está sendo finalizada e deverá se entregue à Justiça no decorrer dos próximos dias.

O problema: os Google Apps pré-instalados nos aparelhos

Um dos pontos levantados por Margrethe Vestager, agente de competição da UE, é que os aplicativos do Google pré-instalados nos smartphones vão de encontro a livre concorrência. Para ela, a empresa tem uma vantagem desleal, já que diminui a competitividade ao reduzir as chances de novos desenvolvedores atingirem os usuários.

A ideia é processar o Google da mesma forma que a UE fez no passado com a Microsoft.  A batalha judicial com a empresa de Bill Gates envolvia o Media Player, que vinha instalado junto com o Windows.  O processo durou  quase uma década e a gigante de Redmond teve que pagar 2 bilhões de euros em multas.

Para Vestager, os Google Apps agiriam da mesma forma que o Media Player, dificultando a inovação.

“Uma das preocupações foi o efeito sobre a inovação. Se o leitor da Microsoft já estava lá quando você comprou o PC, seria difícil convencer as pessoas a tentarem uma alternativa. Uma grande desvantagem para os desenvolvedores”, lembrou.

Por outro lado, a empresa de Mountain View diz que o Android não limita a concorrência, já que outros apps podem ser instalados sem maiores problemas na Google Play. A gigante também lembra que diversas operadoras e fabricantes, como a Samsung, pré-instalam outros apps concorrentes como o Facebook.

Caso o Google seja condenado, a multa estimada é de 10% do faturamento. Só no ano passado a empresa registrou US$ 74,5 bilhões. Faça a conta.

A multa pode ser pesada, mas se tiver uma regulamentação em cima dos aplicativos pré-instalados da empresa, o Google vai perder uma de suas principais fontes de renda no Android.


*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 1178630920482934655

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item