Prévia do Android N disponível! Confira as principais novidades da versão 7.0

Nos últimos dois anos vimos Google lançar a versão prévia do Android durante o evento Google I/O voltado para desenvolvedores que acontece em maio. Para 2016 não poderia ser diferente, mas eis que o firmware do Android N acabou vazando e caindo nas mãos do pessoal do Ars Technica. Eles publicaram um artigo mostrando as novidades do Android 7.0, porém, como esperado, a matéria acabou sendo removida do ar – talvez por pedido da Google.

Não demorou para que as imagens fossem salvas por quem teve a chance de ler o antigo antes de o mesmo ser removido do site. Abaixo podemos conferir as primeiras mudanças visíveis que estão em desenvolvimento pela Google. Lembrando que o software ainda está em estágio beta, podendo ter alterações consideráveis até ser revelado ao público. De qualquer forma, podemos ver que os rumores sobre o Android finalmente ganhar suporte ao recurso de multijanelas é real. Na imagem a seguir vemos que há um botão em cada cartão exibido na tela de recentes, o que permite abrir aquele app dividindo a tela com outro.


Este recurso veio implementado no código do Marshmallow, mas esteve escondido dos olhos dos usuários por ainda não estar pronto. As novas imagens mostram que é possível abrir um app um acima do outro ou lado a lado. É interessante ver que Google não manterá o recurso exclusivo apenas de tablets, que tirariam melhor proveito devido a tela maior, mas também podemos contar com o recurso em smartphones. A possibilidade de ter mais de um app aberto ao mesmo tempo já era possível com smartphones de outras empresas, como Samsung, mas ter isso nativo do Android é, sem dúvidas, uma grande adição para o sistema da Google.


Outra novidade que podemos ver nas imagens seguintes é que o Android N ganhará atalhos rápidos para a tela de notificações. Mais um recurso que já é usado por outras fabricantes, permitindo ter acesso rápido às configurações do Wi-Fi, rede móvel, lanterna, Não Perturbe e dados da carga de bateria. Se você precisa acessar todos os atalhos do sistema, basta tocar na seta para baixo, e a tela será expandida como já acontece no Lollipop e Marshmallow.


Outra novidade é a possibilidade de responder mensagens diretamente da tela de notificações. Assim, não será mais preciso ter que abrir o app específico. No exemplo acima vemos que há um campo de resposta para uma mensagem recebida pelo Hangouts. Essa novidade é possível graças a mudanças do motor Java usado no Android, deixando o da Oracle de lado nesta edição e usando o OpenJDK, que é mais avançado e seguro.

Atualização: Firmware do Android N Developer Preview está disponível para os Nexus 6P, Nexus 5X, Nexus Player, Nexus 6, Pixels C e Nexus 9. Será que o Nexus 5 não será atualizado para o Android N?

Fonte: Reddit

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 8693449580008034835

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item