Google quer reinventar SMS com novo serviço de mensagens

Quando foi a  última vez que você mandou um SMS? Provavelmente você estava viajando fora do país,...

Quando foi a  última vez que você mandou um SMS? Provavelmente você estava viajando fora do país, numa aldeia remota nas montanhas da Rússia, sem um Starbucks por perto com Wi-Fi gratuíto. Ninguém mais envia mensagens de SMS, mas por que?

Principalmente porque contamos com serviços de mensagens como o WhatsApp e Telegram, que nos permitem enviar não somente mensagens de texto, como também fotos, vídeos e mensagens para um grupo de pessoas, sem custos adicionais (desde que você tenha uma boa conexão de internet). É precisamente nisso que o Google está trabalhando, com a colaboração de cerca de 800 operadores ao redor do mundo, tentando reviver a glória do SMS.

Enquanto nós da redação estamos ocupados quase exclusivamente com os hands-ons e conversando com os representantes das marcas mais interessantes presentes no MWC 2016, do outro lado do mundo o Google teve uma idéia brilhante: porque não revolucionar o aplicativo dedicado ao SMS?

Isto não é uma simples reforma: já vimos muitos aplicativos dedicados a mensagens que falharam em seu objetivo de nos fazer querer utilizá-los, mas sim uma mudança mais radical. Graças à colaboração com um consórcio de cerca de 800 operadores de todo o mundo, o Google quer criar um cliente RCS universal que possa ser explorado por todos os operadores GSMA.

RCS significa Rich Communication Services, uma sigla pomposa para indicar um cliente que permitirá não só enviar mensagens de texto e MMS, mas compartilhar emojis, arquivos, criar chats em grupo e até mesmo revelar ao remetente quando o destinatário recebeu e leu a mensagem. Resumindo, o Google quer criar uma nova plataforma dedicada a SMS, que incluirá todos os recursos do WhatsApp.

Mas como o Google vai fazer para superar a concorrência? A única vantagem do aplicativo é que vai ser um serviço que se tornará parte da família Google, portanto será pré-instalado em todos os dispositivos Android. Os usuários não precisarão baixar aplicativos adicionais para se comunicar instantaneamente com seus contatos. E esta plataforma de mensagens também funcionará em todo o mundo através de vários operadores.

No que se refere aos custos, ainda não há detalhes, mas podemos imaginar que os comerciantes voltarão a oferecer pacotes atrativos para SMS, ao inés de colocar toda a sua atenção em pacotes de dados e conexão  ultra rápida (aspectos que obviamente devem ser mantidos permitindo a navegação pela internet).


*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 7653860189858169988

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item