Motorola abre o jogo sobre o futuro do carregamento remoto para os seus smartphones

Na metade de outubro, a Motorola foi cotada pela imprensa especializada como uma das primeira...


Na metade de outubro, a Motorola foi cotada pela imprensa especializada como uma das primeiras empresas a investir no carregamento remoto para smartphones. Contudo, em entrevista ao AndroidPIT, o gerente de produtos da Motorola Mobility Brasil afirma que a tecnologia ainda é prematura e que a fabricante vai continuar investindo na tecnologia TurboPower. Confira os detalhes abaixo.

Tudo começou depois que os representantes da empresa Energous foram vistos no evento da Motorola Solutions na feira de tecnologia de Penang, na Malásia. Assim, os rumores sobre o investimento da Motorola em carregamento remoto cresceram a partir de então. Fontes internas afirmaram que apenas parceiros da Motorola são convidados para esses eventos, o que levou-se a acreditar que a tecnologia de carregamento remoto da Energous esteja sendo testada pela Motorola Solutions.

Para quem está ouvindo falar sobre a Energous pela primeira vez, precisa saber que a companhia é responsável pelo aparelho chamado WattUp, que possibilita o carregamento remoto de um eletrônico em determinado raio de alcance. Ele gera energia RF e carrega um aparelho por ondas como de rádio ou Wi-Fi. Usando tal recurso, será permitido carregar um smartphone sem nem mesmo perceber, visto que a experiência seria mais ou menos igual a que temos hoje usando a conexão wi-fi.


Depois que estes rumores foram levantados pela imprensa internacional, tive a chance de entrevistar nessa semana gerente de produto da Motorola no Brasil. De acordo com Renato Arradi, a empresa vê a tecnologia ainda nas primeiras fases de desenvolvimento e não necessariamente como uma alternativa a ser adotada em seus smartphones nos próximos anos:  "Apesar de entendermos que o carregamento remoto tenha benefícios de comodidade, a potência liberada hoje com essa tecnologia ainda é baixa, fazendo com que o tempo de carga seja mais demorado. Assim, consideramos mais vantajoso o uso da tecnologia TurboPower, juntamente com a opção de carregamento sem fio para alguns modelos".

A potência liberada hoje com essa tecnologia ainda é baixa, fazendo com que o tempo de carga seja mais demorado
Na opinião da equipe da Motorola, a melhor experiência para o usuário está diretamente ligada à velocidade com a qual o aparelho é carregado. Esta visão foi comprovada já em 2014, com o lançamento dos smartphones Moto X 2ª Geração e Moto Maxx, com suporte para a tecnologia TurboPower. Neste ano, o mesmo recurso de carregamento rápido Tubo veio integrado aos novos Moto X Style e Moto X Force.

Contudo, o uso da tecnologia de carregamento remoto não está fora dos planos da fabricante. Recentemente, a Motorola anunciou o Moto X Force, o primeiro smartphone a trazer uma tela inquebrável, característica comprovada em nossos testes. Durante o evento de lançamento, os executivos da empresa informaram que forma necessários três anos de pesquisa para que lançar um smartphone como o Force.


Assim, apesar de não podermos afirmar se a Motorola está ou não em discussões com a Energous, uma coisa é certa, a empresa não descarta a possibilidade de usar a tecnologia de carregamento remoto quando a mesma estiver em desenvolvimento avançado.  Segundo Arradi, a fabricante está sempre aberta a inovações: "é importante ressaltar que estamos sempre pesquisando e acompanhando as evoluções tecnológicas com o objetivo de resolver problemas reais das pessoas e melhorar a experiência de uso, incorporando novas tecnologias quando as mesmas fizerem sentido".

Logo, mesmo que a Motorola não seja a primeira fabricante a integrar o carregamento remoto aos seus próximos smartphones, os engenheiros da empresa já parecem estar bem atualizados sobre os resultados das pesquisas nessa área. A entrevista completa com Renato Arradi será publicada no próximo domingo.

Fonte: AndroidPit - Créditos: Camila Rinaldi

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 2056724833209844034

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item