Aplicativo promete salvar até 16% da bateria de seu dispositivo Android

Batizado de Hush, ele gerencia melhor os aplicativos que são processados em plano de fundo

A medida que a tecnologia dos dispositivos móveis foi evoluindo e nossos aparelhos se tornaram cada vez mais poderosos e capazes de tarefas que exigem cada vez mais da energia, a duração da bateria passou a ser um problema cada vez mais recorrente, já que esse recurso não seguiu a evolução da capacidade do aparelho no mesmo ritmo.

Até o momento a melhor forma de lidar com isso é tendo baterias maiores, mas muitas vezes isso acaba sacrificando um visual mais premium do smartphone. Mas a forma com que o aparelho gerencia a sua energia também é importante, já que cerca de 46% da bateria é drenada quando ele está com a tela desligada.

Muitas pessoas ficam surpresas com isso, afinal de contas a tela do aparelho deveria ser o maior vilão em termos de bateria, porém mesmo quando o smartphone está com a tela desligada, os aplicativos continuam rodando e processando em plano de fundo. E isso é bom, porque caso contrário cada vez que a tela do aparelho fosse apagada seria como se estivéssemos desligando ele, e esse processo nos mantém conectados sempre.

O problema é que alguns aplicativos podem ter bugs ou podem fazer um uso incorreto desse processamento, gastando mais energia do aparelho do que o necessário. Se formos considerar aplicativos assim, chamados de “vampiros”, ele são responsáveis por drenar até 30% da bateria dos smartphones mesmo com a tela apagada.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Purdue criaram uma ferramenta chamada de Hush, que “aprende” um pouco sobre os hábitos do smartphone em questão e usa esse conhecimento para melhorar a vida da bateria sem ter que sacrificar a experiência do usuário. Em resumo, ele faz com que esses processamentos em plano de fundo se tornem mais eficientes e impedem que aplicativos se tornem vampiros da bateria.

A ferramenta Hush tem a capacidade de fechar alguns aplicativos que podem influenciar negativamente na vida da bateria, mas ela não chega a finalizar nenhum dos aplicativos. Ou seja, os que você usa com frequência vão continuar sendo processados no plano de fundo.

Os pesquisadores afirmam que seu aplicativo é capaz de salvar até 15.7% da bateria em relação ao uso do aparelho sem ele. Não é uma taxa muito alta, claro, mas nos momentos em que você quer apenas mais um pouco de bateria até chegar em casa, isso pode fazer uma diferença significativa.

Se você ficou interessado e deseja experimentar o aplicativo Hush, ele está sendo disponibilizado através do GitHub de forma gratuita. Não esqueça de nos dizer o que achou.

Fonte: Mobilexpert

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 6059405777905964576

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item