O que é mAh? Entenda a influência disso na bateria do seu Android

A capacidade da bateria de um dispositivo é um item que sempre observamos atentamente em uma análise ou durante a compra de um novo smartphone. No entanto, essa numeração nem sempre representará a autonomia real de um dispositivo. Neste artigo, iremos explicar o que significa a especificação "miliampere-hora" e qual é a influência disso na bateria do seu Android. Confira a seguir.

O que é mAh?
A especificação mAh significa miliampere-hora que, resumidamente, é do que uma unidade para medidas de capacidade de baterias. Logo, quanto maior for a numeração antes de "mAh", maior serão as chances de o dispositivo atingir uma boa autonomia com uma única carga. Essa unidade representa o nível de corrente elétrica que pode ser transmitida em uma hora, por isso, ampère-hora ou Ah.
Entretanto, esse nível de transferência elétrica pode sofrer alterações que variam de acordo com cada dispositivo. No caso de tablets e smartphones, essa frequência é determinada de acordo com elementos que estão ativos no dispositivo, como sensores, condições de brilho da tela, sinal da operadora e aplicativos em segundo plano.

Existe um método de cálculo para saber o consumo médio de um dispositivo em miliampere-hora. Para isso, é necessário saber qual é a capacidade do mesmo em modo stand-by, geralmente divulgado pelo fabricante na caixa ou entre os manuais do aparelho. Como exemplo vou utilizar o Sony Xperia C que, segundo o fabricante, aguenta até 588 horas em modo stand-by. O stand-by (ou modo de repouso) representa o estado de consumo mínimo de energia. No caso do Xperia C, com bateria de 2.390 mAh, seu consumo (por hora) será de 4,07 mA de corrente elétrica (divide-se a capacidade total da bateria pelo tempo em stand-by).

Fatores que afetam o consumo da bateria 
O tipo de bateria presente no dispositivo também indica sua velocidade de consumo. Atualmente, a maioria dos smartphones acompanham baterias de Lítio (alguns de íons de Lítio e outros de polímero de lítio). A freqüência de consumo é diferente para cada tipo de bateria.

Naturalmente, quanto mais recursos ativos no dispositivo mais rápido sua bateria será descarregada. Um dispositivo com configurações superiores requer muito mais energia do que um modelo com especificações mais modestas. Antigamente, os dispositivos da Nokia com 1250 mAh duravam até uma semana com uma única carga, enquanto o Nexus 6, por exemplo, dura até 12 horas com uma bateria de 3220mAh.

A tela é o item que mais afeta o desempenho energético do dispositivo, algo em torno de 40% na maioria dos casos. A tecnologia presente também interfere nessa autonomia, como os painéis LCD IPS, que utilizam mais retroiluminação e exigem mais energia do que painéis com tecnologia AMOLED. O brilho da tela também deve ser ajustado pelo usuário. Você pode entender a diferença de cada tecnologia de tela através do artigo abaixo:

O sistema do dispositivo também implica diretamente na autonomia da bateria. Esse consumo pode ser ainda maior quando o SO está interligado com interfaces proprietárias e recursos extras. Alguns modos para economia de energia podem ajudar um pouco, mas é recomendado que o usuário compare a diferença quando essa função estiver desligada.

Por fim, podemos dizer que a quantidade de mAh presente nas especificações técnicas de um dispositivo não representa a real autonomia de um aparelho no uso cotidiano. A resolução da tela, versão do sistema e quantidade de serviços embarcados precisam ser levados em consideração.



*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 6999556785399065467

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item