Android M vs. Android Lollipop: Veja qual é o melhor!

O Android M chegou, ao menos a prévia para desenvolvedores. O sucessor do Android Lollipop foi apresentado ontem durante a Google I/O 2015. Comparamos o Android Lollipop com o Android M e mostramos neste artigo por que a nova versão vai ser bem melhor.

Android M vs. Android Lollipop: Gerenciamento das permissões de aplicativos
Com o Android M finalmente existe uma opção nativa de gerenciamento das permissões de apps. No Lollipop ainda é preciso aceitar as permissões em pacote antes do download na Google Play Store. A comparação com o Android M mostra que será possível confirmar ou negar permissões individuais com a nova versão, tão logo o app seja aberto. Além disso, nas configurações do Android existe a possibilidade de retirar as permissões individuais de cada app.
Gerenciamento de permissões de aplicativos no Android M.

Android M vs. Android Lollipop: Autonomia da bateria otimizada

Com o Lollipop e o Project Volta o Google já havia lançado as bases para a melhoria da duração da bateria. Agora, o Android M avança mais um passo, como mostra o nosso comparativo entre o Android M e o Android Lollipop. Ainda não houve tempo hábil para colher dados concretos, mas é promissora a nova função Doze do Android M, que, em combinação com os sensores de movimento do aparelho, irá reconhecer mais rápido quando o dispositivo parou de ser usado, ativando o modo standby de maneira mais eficiente. O Google promete o dobro de autonomia em comparação com o Android L. Consideramos essa estimativa um tanto utópica, mas logo saberemos o quanto realmente o Doze otimizou a bateria.

Android M vs. Android Lollipop: Suporte para sensor de impressão digital

Com o Android M o Google finalmente integrou de maneira nativa um padrão para sensores de digital. Antes do Android M, cada fabricante havia integrado um software diferente no sistema para habilitar a função, impossibilitando um acesso unificado aos sensores de impressão digital. Este é um grande progresso, que torna o Android M melhor do que o Android Lollipop.

Android M vs. Android Lollipop: Android Pay

Aqui os brasileiros devem sentar e esperar. Mesmo assim, trata-se de um progresso o serviço do Google para pagamentos online seguros. O segredo está no fato de que o Android Pay usa para cada transação um número virtual único, e não os dados bancários ou de cartão de crédito dos usuários. Essas informações estarão dessa forma sempre protegidas. O Android Pay irá funcionar a partir do Android 4.4 KitKat, mas em combinação com o Android M e seu suporte para sensor de impressão digital é que a função se mostra mais avançada.
Android Pay torna mais seguro o pagamento por smartphone. / © Google

Android M vs. Android Lollipop: Dark Theme nativo

Finalmente uma melhoria esperada por todos. O tema branco do Android Lollipop feria as nossas retinas, principalmente quando os dispositivos eram usados no escuro. Com o Android M, é possível configurar um tema escuro de forma nativa. Uma bela otimização do Android M.
O Dark Theme pode ser escolhido de maneira nativa na prévia do Android M

Android M vs. Android Lollipop: USB Tipo C

Essa função diz mais respeito ao hardware do que ao software. Com o novo Nexus, contudo, o Google já irá empregar o novo padrão, através do qual ambas as extremidades do cabo USB podem ser usadas no dispositivo, e um smartphone poderá carregar outro.
USB Tipo-C será padrão no novo Nexus. / © Google

Android M vs. Android Lollipop: outras melhorias

A comparação entre o Android M e o Android Lollipop ainda deve citar melhorias significativas, tais como:
Lista ABC no Google Now Launcher: a partir de agora ficará mais fácil encontrar seus apps na visão geral de aplicativos, pois o registro ABC na lateral esquerda vai dar acesso rápido aos apps. Também novo: uma função de busca e uma barra superior com os últimos quatro apps usados.
A nova lista ABC do Android M (direita). / © ANDROIDPIT
Gerenciador de RAM: O Android Lollipop já nos informa quais aplicativos utilizam muita memória RAM. Em comparação com o Android M, algumas melhorias foram feitas, pois agora há dois novos mostradores informando sobre o uso médio e máximo de RAM em cada aplicativo.
O Android M informa o uso médio e máximo de memória RAM de cada aplicativo.
Usar o cartão SD como memória interna: Se o seu dispositivo tiver entrada para cartão microSD, você pode comemorar. Com o Android M o cartão microSD pode ser formatado para que se comporte como a memória interna do dispositivo. Assim, será possível salvar normalmente qualquer aplicativo no cartão microSD.

Android M vs. Android Lollipop: Conclusão

A comparação entre o Android M e o Android Lollipop mostra claramente que as mudanças não foram tão grandes quanto o update do KitKat para o Lollipop. Isso já era esperado, pois o Google não tem a intenção de lançar todo ano um grande update. As melhorias de detalhes implementadas pelo Android M, por outro lado, eram necessárias, pois o Android Lollipop parecia em muitos aspectos um produto lançado cedo demais, apresentando alguns problemas localizados. Mesmo em sua versão prévia para desenvolvedores, o Android M já funciona como um software estável, e não vemos a hora de conferir a versão definitiva em outubro/novembro.


*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 8178376358479654717

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item