Anatel: Em um ano o 4G pode entrar em operação no Brasil de verdade


Enquanto na Europa já está se falando na quinta geração da internet móvel, no Brasil o 4G finalmente começa a receber impulso. Em entrevista coletiva à imprensa, o presidente da Anatel informou que a partir desta quarta-feira, 8 de abril de 2015, terá início a contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Para quem não recorda, a TV analógica ocupa a frequência de 700MHz, usada no mundo inteiro para a prestação de serviços móveis de quarta geração. Isso significa que ainda precisamos de um ano para que a qualidade do 4G nacional seja superior, mas estamos a caminho.

Do 2,5GHz para a radiofrequência de 700MHz

Com a digitalização do sinal de TV aberta, a radiofrequência de 700 MHz será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G/LTE) no Brasil, que desde 2013 é prestado na radiofrequência de 2,5 GHz. Um tentativa de acelerar este processo ocorreu durante a Copa das Confederações, em 2013, quando o ministro das Comunicações da época, Paulo Bernardo, desesperadamente tentou antecipar a conclusão da digitalização do sistema de televisão brasileiro, para liberar o uso da faixa de frequência da TV analógica para que as operadoras pudessem oferecer o 4G em tempo dos turistas poderem usá-la durante o evento futebolístico de 2013. O que felizmente não aconteceu.

Dois anos depois, a Anatel oferece um cronograma de desligamento do sinal analógico da TV aberta que vai até 2018, de modo que todo o país passará por este processo. Neste momento, os moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal começarão a ser avisados sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da TV aberta. Em 2016, o Distrito Federal e mais onze cidades de Minas Gerais e Goiás formam a primeira grande região prevista para ser desligada. De acordo com Portaria do Ministério das Comunicações, o término das transmissões analógicas nessa região está previsto para 3 de abril de 2016. Ainda no mesmo ano, além do Distrito Federal e destas onze cidades próximas, as regiões metropolitanas de São Paulo (maio), Belo Horizonte (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro).

Fonte: Anatel

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 2288362601442363176

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item