CURIOSIDADE: Entenda por que fechar aplicativos abertos recentemente é uma perda de tempo

O que você costuma fazer quando seu computador fica lento? Normalmente, fechamos programas qu...



O que você costuma fazer quando seu computador fica lento? Normalmente, fechamos programas que não estão sendo usados, certo? Bom, com um dispositivo Android o pensamento não é muito diferente. Para aumentar a performance, normalmente encerramos processos em segundo plano. Porém, se esta ação for feita constantemente, pode prejudicar mais seu dispositivo do que auxiliar.Entenda por que fechar aplicativos abertos recentemente é uma perda de tempo e por que os task killers não funcionam.O alerta foi feito pelo desenvolvedor do aplicativo Greenify, Oasis Feng, no Reddit, que afirma que fechar aplicativos e forçar o encerramento de tarefas no Android ajuda a liberar espaço de memória, mas a ação gera impacto no desempenho e no consumo de bateria do smartphone ou tablet. Bom, esta não é uma novidade para usuários avançados do OS da Google, porém, vem gerando certa preocupação entre a maioria dos usuários do Android.

Fechar aplicativos abertos recentemente não aumenta performance

Quando abrimos um app, ele é armazenado na memória do dispositivo. Quando você fecha este aplicativo, ele permanece na memória RAM, para que quando seja lançado novamente, possa ser aberto de forma mais rápida. Quando você força o fechamento deste mesmo app através do recurso multitarefas do seu Android (onde encontramos os aplicativos abertos recentemente), você irá limpar os dados armazenados em cache e da próxima vez que o abrir, seria como se reiniciasse o mesmo do zero. Assim, esta ação prejudica mais do que auxilia o sistema, pois ao matar os processos que estão rodando em segundo plano, o sistema terá que reiniciá-los novamente, fazendo com que a CPU entre em ação e passe a consumir novamente determinada quantidade de memória RAM, aumentando assim o consumo de energia do dispositivo.


Para entender como isso funciona, você pode fazer um teste forçando o fechamento de um aplicativo rodando em segundo plano. Apesar da memória ser liberada logo após matar o aplicativo, o processo será reiniciado automaticamente pelo sistema. Para este teste, indico o fechamento do FacebookWhatsApp ou um aplicativo de mídia.
Entretanto, caso você tenha cerca de 20 aplicativos rodando no fundo, faz muito sentido fechar um ou outro que você tenha aberto apenas uma ou duas vezes, pois provavelmente não o fará novamente. Isso irá abrir espaço na memória RAM. Pensando desta forma, remover aplicativos recentes do recurso multitarefas pode ser funcional para abrir memória para o uso de outros apps. Porém, remover todos os aplicativos irá diminuir a performance a longo prazo.
Task Killers
Usando este mesmo raciocínio, utilizar task killers para aumentar a performance da RAM não é uma boa ideia. O mesmo problema irá surgir neste caso, ao iniciar o aplicativo novamente. Se você removê-lo da memória levará mais tempo para lançar, e se você matar o processo rodando em segundo plano, normalmente irá começar de novo em um curto período de tempo. Desta forma, para liberar RAM a curto prazo, estes apps até funcionam bem, mas não devem ser considerados como uma solução para melhorar o desempenho do dispositivo.
No final, ponderando o uso deste recurso, você pode se beneficiar do mesmo, mas leve em consideração que os mecanismos de cache são aliados e não inimigos na maioria dos casos. Se pegarmos o exemplo da máquina virtual ART, padrão do Android L, onde os aplicativos vem pré-compilados e mantêm-se armazenados na memória RAM, notaremos uma significativa melhora ao lançá-los. Assim, o recurso de cache é algo bom, e existem muitas razões para que a Google tenha adotado o ART como máquina virtual padrão da próxima versão do OS, certo?
A não ser que você precise de cada centímetro de RAM disponível, posso dizer que fechar todos os apps recém-usados é uma perda de tempo. Entretanto, tenha em mente que remover um ou outro não deve ser considerado um problema, muito menos manter em segundo plano os aplicativos usados ​​com freqüência.


Fonte: Android PIT

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 5238953197039521713

Postar um comentário

  1. Gostei da matéria, muito interessante, vou ser mais criterioso ao fechar apps de segundo plano, tenho esse mal hábito, obrigado!

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item