NOTÍCIA: Ericsson testa com sucesso conexão 5G capaz de fornecer até 5 Gbps

Velocidade é atingida apenas em laboratório, mas pesquisadores prometem que será comercialmen...


Velocidade é atingida apenas em laboratório, mas pesquisadores prometem que será comercialmente viável até 2020

Atualmente, o que temos de melhor em termos de conectividade móvel é o 4G, padrão este que, em tese, alcança 100 Mbps em alta mobilidade mas pode chegar até 1 Gbps em curto alcance de antena. Todos os esforços das companhias, tanto fabricantes de celulares quanto operadoras de telefonia, estão concentrados em ampliar e melhorar a rede 4G. Ainda não são muitos os aparelhos que contam com este tipo de conectividade, mas é apenas uma questão de tempo até que as redes 4G sejam o que a 3G é hoje, ou seja, comuns.

Alheios à isso, pesquisadores já estão estudando maneiras de levar a internet móvel à outro patamar. Sim, o 5G. Um grupo de pesquisadores da Ericsson, empresa que trabalha com sistemas de transmissão sem fio em outras faixas de frequência, conseguiu um feito e tanto. Eles conseguiram atingir uma velocidade de conexão 250 vezes maior que as da atuais redes 4G. Isso utilizando transmissores de redes móveis. Sim, trocando em miúdos, eles atingiram a incrível velocidade de 5 Gbps, algo impossível para as operadoras atualmente.


Claro, o teste foi todo executado em laboratório e em condições ideais. Mas isso é um avanço e tanto. A tendência agora é que tudo esteja conectado, e não apenas os nossos computadores, smartphones e tablets. Num futuro bem próximo, teremos relógios conectados por todo lugar, carros inteligentes, casas totalmente automatizadas e controladas remotamente e sabe-se lá mais que outras coisas. Será preciso, realmente, uma conexão mais parruda e com mais largura de banda para interconectar tudo isso de forma fluída e sem lentidões. Afinal de contas, de acordo com a própria Ericsson, "se o 4G é sobre todos conectados, o 5G é sobre tudo conectado!"

O padrão 5G, no entanto, não chegará tão logo ao mercado. Os pesquisadores afirmam que ele estará disponível e pronto para uso comercial até 2020. Ou seja, são 6 anos para a rede 4G se popularizar totalmente e o 5G chegar com tudo, elevando a conectividade móvel para outro patamar. Pensando bem, 6 anos passam rapidinho.

Fonte: mobilexpert
 

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 7048340977111120591

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item