NOTÍCIA: KitKat representa apenas 1,1% do mercado do Android

Um dos grandes problemas do Android para os desenvolvedores é sua fragmentação. A adesão às novas...


Um dos grandes problemas do Android para os desenvolvedores é sua fragmentação. A adesão às novas versões é lenta e pode demorar meses ou anos para que as atualizações se popularizem. Com o KitKat, lançado no fim de outubro, não é diferente. Apenas 1,1% dos dispositivos Android já têm a versão 4.4 do sistema do Google.

O sistema é bastante novo, é verdade, mas mesmo assim não deixa de ser um problema. Apenas os tablets e celulares da linha Nexus e algumas unidades do Moto X nos EUA já receberam a versão; todos eles, essencialmente, celulares do Google. Outras fabricantes prometem a atualização, mas nunca deixam muito claro quando isso irá acontecer.


O Android KitKat foi lançado como uma possível salvação para este problema. O Google promete um menor consumo de memória, o que permitiria que até os celulares mais antigos pudessem receber a atualização. A tendência é que o ritmo de adoção da versão 4.4 seja maior do que as anteriores por isso, mas por enquanto não é o que está acontecendo.

Para efeito de comparação, o iOS 7, versão mais recente do sistema da Apple, estava em 73% dos aparelhos após o mesmo período de um mês. A diferença é que a empresa produz todos os celulares e tablets que utilizam seu sistema operacional, garantindo maior controle sobre a atualização. 

No Android, além do lançamento do Google, cada fabricante precisa fazer suas modificações sobre o sistema antes de distribuir o software. As operadoras também atravancam o processo. Graças a isso, por muito tempo a versão Gingerbread, já bastante defasada, liderou o ranking de participação do mercado de Android, para desespero dos desenvolvedores. A versão ainda representa 24,1% dos aparelhos, enquanto a também ultrapassada Ice Cream Sandwich está em 18,6% do mercado.

A versão Jelly Bean conta com 54,5% do mercado, mas mesmo dentro desta família ainda há muito atraso. A maioria possui a versão 4.1 do sistema, com 37,4% deste nicho. Apenas 12,9% já estão na versão 4.2, enquanto a 4.3 tem apenas 4,2% dos usuários.

FONTES: CNET - OLHAR DIGITAL

*Gostou do site? De uma força para gente, curta nossa page no facebook e fique por dentro das novidades de tudo que rola no site!

Related

NOTICIAS E CURIOSIDADES 5852083905207078161

Postar um comentário

emo-but-icon

Canal Play android Apk no YouTube com os melhores vídeos sobre android (Dicas, Tutoriais e Gameplays). "Dê um PLAY em seu android".

Pesquisar este site

Carregando...

PLAY android APK

item